Em poucos dias estaremos em 2021. E é normal utilizarmos os últimos dias do ano para fazermos uma reflexão sobre o ano que passou e sobre os planos e os desejos para o novo ano que está chegando.

Em poucos dias estaremos em 2021. E é normal utilizarmos os últimos dias do ano para fazermos uma reflexão sobre o ano que passou e sobre os planos e os desejos para o novo ano que está chegando.

Sobre 2020: o que falar deste ano tão inusitado, não é mesmo?! Se eu tivesse que definir o ano de 2020 com uma única palavra, certamente seria a palavra RESILIÊNCIA.

A palavra resiliência vem do latim resilire, que significa “voltar atrás”. Esta palavra está associada a capacidade que cada indivíduo tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver, de superar os momentos adversos e de não ceder à pressão, independentemente da situação.

E pelo dicionário Michaelis, a palavra resiliência tem dois conceitos:

– No campo da Física, resiliência significa a elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original.
– Já no sentido figurativo, resiliência é a capacidade de rápida adaptação ou recuperação.

Alguns especialistas no assunto afirmam que essa desordem e caos são necessários, muitas vezes, para que as pessoas cresçam. Ou seja, há um benefício vindo da experiência deste estresse: torna o indivíduo melhor que antes. Além disso, as pessoas que são resilientes tendem a levar uma vida ainda mais significativa, além de desenvolverem relações mais harmoniosas com aqueles que estão ao seu redor, pois acabam tendo uma visão mais otimista da vida.

E como tivemos que nos adaptar rapidamente ao longo de 2020 e manter o otimismo, não foi mesmo, meu amigo e minha amiga? Tivemos que usar a criatividade para superar os muitos momentos adversos, manter um sorriso no rosto e seguir em frente. E mantivemos este sorriso no rosto não apenas por nós, mas, principalmente, pelos nossos.

E acho que essa é a maior lição que devemos tirar de 2020 e levarmos para 2021: com muita resiliência, fomos em frente! E, agora, mais do que nunca, com um olhar mais otimista da vida!

Esta semana recebi uma paciente muito doce, dona Lúcia, que é avó de três crianças. Estávamos conversando um pouco sobre os desafios de 2020 e ela resumiu tudo com uma passagem de um desenho da Disney que eu adoro: Procurando Nemo. “Doutor Rogério, este ano eu tive que ser muito a Dory!”. E eu ri e perguntei: “Por que a Dory, dona Lúcia?”. Eu sabia quem era a Dory: a peixinha azul do desenho animado que ajuda o pai de Nemo a procurá-lo.

A Dory é muito divertida e carinhosa, mas convive com um problema de memória. Eu achei logo que dona Lúcia fez analogia à personagem porque queria “apagar da memória o ano de 2020”. Obviamente que eu me enganei e dona Lúcia explicou o motivo: “Doutor Rogério, tive que ser muito Dory porque, independentemente do tamanho dos obstáculos que enfrentei em 2020, tive que continuar a nadar!”. E ela deu aquela grande gargalhada gostosa com alguns implantes dentários feitos aqui conosco e que a deixaram super à vontade para cair na risada sempre que deseja.

E é verdade: a simpática Dory nos ensina isso em vários momentos do filme: “Continue a nadar!”. E isso nada mais é do que resiliência.

E 2021? Ah… 2021 está vindo com todo o frescor de um ano novo, uma página em branco esperando para ser escrita.

Todo fim de ano eu faço o seguinte ritual: coloco em um caderninho alguns objetivos para o ano seguinte. Esses objetivos são bem diversificados: desde objetivos profissionais, acadêmicos, familiares, pessoais, saúde… e por aí vai.

Por isso, convido você, minha amiga e meu amigo, para fazer neste ano de 2020 este ritual junto comigo: coloque no caderninho seus objetivos para 2021. Pode ser uma viagem, pode ser passar mais tempo com a sua família, fazer algum curso (por que não?!), “libertar-se” da prótese móvel e fazer implantes dentários… Pense em coisas que irão te fazer feliz e melhorar a sua qualidade de vida. E foque em alcançar a maior parte destes objetivos ao longo de 2021. Lembre-se: 2021 é uma página em branco ansiosa para ser [bem] escrita.

E, para fechar o ano de 2020, não se esqueça: você foi resiliente, você superou diversos desafios. E continue sempre a nadar!

Assim, a equipe OdontoMengarda deseja para você e para sua família um Ano Novo repleto de alegrias e muitos sorrisos. Feliz 2021!