No dia 1 de maio, para além do Dia Internacional do Trabalhador, também se comemora o Dia Mundial do Riso. E você sabia que o riso pode ser muito terapêutico para as pessoas?

Por isso, vamos deixar o ranzinza que habita um pouquinho dentro de cada um de nós de lado e vamos dar belos sorrisos com este texto. Topa o desafio?

Quero sua risada mais gostosa
Admita, você leu este título cantarolando, não é mesmo?! Essa frase foi retirada de uma canção muito famosa de Ivan Lins. Mas o assunto não é esse: foi só um truque para sairmos da nossa zona de conforto. Risos.

Você sabia que dar risada, gargalhar ou, simplesmente, esboçar um sorriso é terapêutico e extremamente benéfico para a nossa saúde?! Sim, o humor nos ajuda a abordar assuntos difíceis com muito mais leveza, além de construir relações e encarar os problemas de maneira muito mais bem-humorada e otimista.

Não acredita? Vou trazer aqui bons motivos para você dar muita risada!

O riso faz bem para a nossa saúde mental
Rir é muito importante para a nossa saúde mental, pois libera serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria. Com isso, há a diminuição do risco de doenças psicossomáticas, como a depressão, ansiedade e estresse.

Além disso, uma boa risada pode aliviar a tensão e o estresse, além de manter os músculos relaxados por até 45 minutos. Vale ou não a pena dar risada para ter todos estes benefícios?!

O nosso coração também agradece (e muito!)
Dar boas gargalhadas ajuda também o bom funcionamento do sistema cardíaco. De que forma? Quando você sorri, o fluxo sanguíneo aumenta, auxiliando no controle da pressão arterial, protegendo seu organismo contra ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares. Gostou?

Um estímulo ao sistema imunológico!
As mesmas endorfinas liberadas durante o sorriso (que expliquei há pouco) também estimulam o sistema imunológico por meio do aumento do número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções.

Ou seja, seu corpo fica mais resistente às possíveis doenças! Quer remédio melhor?

Casal Sorrisão: espalhando sorrisos e contagiando a todos!
Há muitos anos, tive um casal como paciente. Ela se chamava dona Leila e ele gostava de ser chamado de seu Oliveira mesmo. Dona Leila era uma senhora não muito alta, elegante, pele morena e com uma beleza rara. Tinha cabelos negros e sempre os usava soltos. Já seu Oliveira era alto, descendentes de alemães, com olhos azuis bem claros e tinha um aspecto bem atlético, apesar de já ter passado dos 60 anos. Era um casal bem bonito e harmonioso: dava gosto de ver!

Depois de algumas sessões de tratamento, comecei a chamá-los de casal Sorrisão. Eles eram um casal fantástico: muito bem-humorados, sempre de bem com a vida… sabe aquelas pessoas que entram em um ambiente e parece iluminar tudo à sua volta: era o casal Sorrisão!

Uma vez, comentei isso com eles: “Sabem por que vocês são tão joviais? Porque estão sempre sorrindo”. E compartilhei com eles sobre alguns estudos que associam as risadas à saúde e ao bem-estar. Eles adoraram saber! “Ih, dr. Rogério. Se a Leiloca já ri tanto sem saber destas pesquisas, agora… ela vai ficar mostrando estes dentes 24h por dia!” E gargalhamos todos juntos!

Não os vejo há alguns anos. Mas uma coisa eu tenho certeza: eles estão juntos e distribuindo sorrisos para todos!

Resumindo, meus amigos e minhas amigas, sorrir é uma maneira super gostosa de cuidar da saúde e conquistar qualidade de vida, ou seja, é um poderoso remédio para o corpo, para a mente e para o espírito.

E qual é minha provação para este fim de semana? Que tal fazer a “terapia do riso”? Isso mesmo: olhe para a vida, para a sua rotina e exercite o seu sorriso. Veja beleza e graça em coisas simples. Lembre-se: sorrir SEMPRE é o melhor remédio. E a sua saúde vai agradecer!

Bom final de semana!