Estamos na época do ano em que os pacientes começam a chegar mais coradinhos do sol na OdontoMengarda. O verão é tempo de relembrar a todos a importância do uso do filtro solar, mas também de estimular a exposição controlada. Afinal, embora nem todos saibam, o sol faz bem aos dentes.

Sim, a saúde do seu sorriso pode se transformar com uma exposição balanceada à luz solar. Isso porque a radiação do sol é uma fonte notável de vitamina D para o organismo humano. E, quando falamos em saúde bucal, a vitamina D tem duas funções indispensáveis.

A primeira delas é auxiliar no metabolismo do cálcio e do fósforo, substâncias importantes para fortalecer os dentes, diminuindo a perda dentária por desmineralização. A vitamina D acaba atuando como uma espécie de “cola” da cálcio no organismo, ou seja, não basta ingerir o cálcio sem a presença do elemento que o ajudará a se fixar.

A outra função da vitamina D para a saúde bucal está relacionada à sua capacidade de regulação do sistema imunológico. Estar com a imunidade em dia é fator importante para evitar infecções na boca, como a periodontite, por exemplo. Trata-se de um elemento que pode influenciar inclusive a cicatrização de implantes dentários.

Como se pode ver, o nutriente tem tudo a ver com a saúde do seu sorriso. São poucos os elementos que associam essa dupla função na saúde bucal, sendo igualmente decisivo na boa mineralização e na regulação da imunidade. Viva a vitamina D!

Por isso, não deixe de se expor por 15 minutos por dia ao sol, deixando pelo menos o rosto e os braços descobertos. Além da radiação solar, a vitamina também está presente em alimentos muito apreciados no verão, como ostras e peixes – a sardinha, abundante no nosso litoral gaúcho, é riquíssima nesse sentido. Carnes, ovos, queijos e cogumelos também são indicados.

Mesmo com a rotina de exposição solar e a alimentação adequada, é também importante fazer exames para avaliar a necessidade de suplementação. Eventualmente, o sol e a alimentação podem não ser suficientes para manter níveis adequados do nutriente.

Antes de me despedir e deixar você pegar um solzinho, vou relembrar: não esqueça do uso do filtro solar. Como todo remédio, o sol também precisa ser administrado na dose certa para não fazer mal. E lembre-se que, quando falamos em saúde bucal, há um fator que jamais pode ser descuidado – a higiene. Estar com bons níveis de vitamina D não é motivo para se descuidar ou ser negligente em relação à escovação e ao uso de fio dental. Todos esses elementos precisam estar alinhados para manter seu sorriso protegido.

Aproveite o verão para sorrir mais e melhor.