No início deste mês, um sorriso viralizou nas redes sociais. Ironicamente, era um sorriso falso. A história curiosa aconteceu em Curitiba, quando uma estudante resolveu usar a criatividade e a tecnologia para acabar com o rosto sisudo do pai nas suas fotos de formatura.

Como o pai não apareceu sorrindo em nenhuma das imagens da festa, a jovem Alana Renner usou um aplicativo da internet para alterar as fotos e inserir um sorrisão no patriarca sempre que ele aparecia. Para divertir a família e os amigos, ela montou um vídeo com o “antes e depois” da edição dos retratos para compartilhar. Foi um sucesso: em pouco mais de uma semana, o vídeo alcançou meio milhão de visualizações e recebeu centenas de comentários.

As reações demonstram como um sorriso faz diferença no rosto de alguém. “Muito melhor” é a conclusão deixada por vários seguidores. Outros ressaltam como o fato de sorrir altera a impressão da idade: “ele ficou até mais jovem”, afirmou uma amiga. E não faltou quem quisesse saber qual foi o aplicativo usado para alterar os próprios álbuns de família.

A história circulou tanto que foi até parar em um canal de televisão. Entrevistada por um repórter, Alana fez um comentário que merece nossa atenção. Questionada se o pai é severo ou carrancudo, ela afirmou: “Jamais! Ele adora fazer piada, tirar sarro, não é nada sério”.

Esse exemplo ilustra como um sorriso largo e sincero não só altera e rejuvenesce a aparência de alguém. Mais do que isso, aponta como a percepção que temos sobre a personalidade de uma pessoa pode se transformar radicalmente quando ela sorri. Se as fotos da formatura não fossem alteradas e gerassem todo esse burburinho nas redes, um desconhecido que as visse poderia sair com a impressão de que o homem retratado fosse sisudo e sombrio – ou, no mínimo, que ele estava mal humorado naquela noite. Nada mais impreciso e injusto em relação ao amável e bonachão pai de família descrito pela filha.

Sorrir com tranquilidade e segurança pode ser um trunfo pessoal, uma maneira de se apresentar como alguém de convivência tranquila e espírito jovem. Mas o sorriso também pode ser pensado para além do âmbito individual, no seu papel em família. Seja nas fotos ou fora delas, sorrir ao lado dos pais e dos filhos é dar a eles um presente que poderá ser guardado para sempre – não apenas em  porta-retratos ou na galeria do celular, mas principalmente nas recordações e pensamentos. É uma maneira de sintetizar em imagem qualidades e sensações, carinho e afeto.

Espero que seu Dia dos Pais possa ser mais uma oportunidade de gerar essas recordações em família. E que se alguma foto sua viralizar, que seja com um sorriso verdadeiro.