Você já parou para pensar em como o estresse está presente em nossas vidas? Em meio à rotina diária com responsabilidades e desafios, esse sentimento está sempre ali, muitas vezes de forma silenciosa.

Acredite, ele tem um impacto direto, não apenas em nossa saúde emocional, mas também em nossa saúde bucal.

Mas o que é o estresse? Ele é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.

E sim: as pessoas estão mais estressadas, tristes e preocupadas, de acordo com uma pesquisa global realizada pela revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), ligada à Academia Nacional de Ciências americana. Comparado com o fim da última década (2009), o sentimento de sofrimento global passou de 25% para 31% em 2021 em todo o mundo.

Para termos uma ideia: somente em 2020, no primeiro ano da pandemia, o aumento foi de 2,5 pontos percentuais, embora depois tenha sido registrada uma queda em 2021, ainda acima do nível pré-pandêmico.

O estresse, embora natural em certas doses, quando crônico, tem o poder de manifestar-se de formas inesperadas. E, pasme, ele pode ser o responsável por diversas questões que surgem em nossa boca. As aftas, por exemplo, que surgem repentinamente e causam desconforto, podem ter suas raízes no estresse. Gengivite? Sim, o estresse pode estar por trás dela também, ao interferir na produção de nossa saliva, um defensor essencial contra bactérias que compõem o biofilme.

E, por falar em bactérias, nossa alimentação desequilibrada em momentos de pressão e ansiedade pode ser um campo fértil para elas. O excesso de doces e alimentos ácidos, às vezes buscados como consolo, pode levar ao surgimento de cáries. Além disso, o estresse também pode ser o gatilho para o bruxismo, aquele hábito involuntário de ranger os dentes que tanto incomoda.

É imprescindível que reconheçamos a importância de olhar para dentro, identificar esses momentos de tensão e buscar ajuda quando necessário. A saúde bucal é um reflexo de nosso bem-estar interno e precisa de nossa atenção.

Se você se identifica com qualquer um dos sintomas mencionados ou sente que o estresse está afetando sua vida e sua saúde bucal, não hesite em procurar um profissional. Cuidar de si mesmo é um ato de amor.

Por isso, meu amigo e minha amiga, qual é minha provocação para este final de semana: olhe e cuide da sua saúde física e mental. Viver sob o manto do estresse constante não é apenas uma questão emocional; é algo que tem repercussões em todas as partes de nosso corpo, inclusive em nossa boca. Ao tomarmos consciência dessas conexões, cuidamos melhor do nosso bem-estar.