A realidade que cada um vive depende muito da perspectiva de mundo que a pessoa possui, concorda? Isto é, duas pessoas em situações semelhantes podem ter visões completamente diferentes. Acredito muito que nossa vida é baseada nos nossos objetivos e esses objetivos são estruturados nos nossos desejos.
Todos nós temos desejos durante a nossa jornada nesse mundo. E os nossos desejos vão se modificando conforme envelhecemos e conquistamos novos objetivos.
Deparei-me esses dias com uma parábola indiana em uns dos livros que estava lendo. Ela se chama “A árvore do desejo”. Na visão de mundo indiana, o paraíso é composto por árvores dos desejos, em que basta você se sentar debaixo delas e desejar qualquer coisa para que imediatamente sua vontade seja atendida.
Pode parecer bobo e impossível de existir uma árvore dos desejos no mundo real, não é mesmo?! Mas vou te explicar o significado dessa história. O desejo humano é uma força motriz para construirmos a nossa história durante a caminhada da vida.
É como se a vida fosse o motor e o desejo fosse o combustível que alimentasse esse motor. Ou seja, o desejo é o primeiro passo para alcançarmos nossos objetivos e cabe somente a nós trilharmos o caminho e buscarmos ações para que possamos materializá-los.
A árvore dos desejos que a parábola indiana se refere é a nossa busca por encontrarmos um propósito para que a nossa vida tenha sentido. Obviamente de nada adianta desejar e não executar os planos para alcançar o objetivo. Mas basta estar vivo para desejar alguma coisa.
Acredito que uma vida sem desejos é uma vida perdida e vazia de sentimentos que alimentam a nossa existência. Portanto, não importa a sua idade ou a sua situação atual: o que você deseja neste exato momento?
Há quem diga que deseja ter uma casa, um carro ou, até mesmo, uma determinada quantia de dinheiro. Claro que todos esses itens são de extrema importância para a maioria das pessoas. Mas por trás desses elementos existem os reais desejos das necessidades humanas. Por exemplo, uma casa pode ser a materialização de segurança.
Não importa qual o seu desejo, ele sempre é bem-vindo para ser conquistado! E esse é um excelente momento para eu contar sobre o desejo de uma paciente que atendi recentemente, a Dona Ana.
Dona Ana é uma mulher de 50 anos muito bem-sucedida e cheia de vitalidade para aproveitar cada momento da vida. Mas o seu sorriso amarelado e desalinhado estava a incomodando e impedindo que fosse feliz plenamente.
“Doutor, eu sei que parece besteira e já até ouvi que não tenho mais idade para isso. Mas eu gostaria muito de me sentir bem ao sorrir. Às vezes, até evito de dar umas risadinhas para não verem a situação dos meus dentes”. Essa foi uma frase da Dona Ana que me marcou muito.
Por isso, a OdontoMengarda tem inúmeras alternativas de tratamentos dentários (como lentes de contato dental, implantes, dentre outros) que auxiliam os pacientes a conquistarem os seus verdadeiros desejos.
E qual é o convite para você, meu amigo e minha amiga… Realize o seu desejo enquanto há tempo!