Essa semana, li um artigo incrível no The New York Times sobre uma treinadora de sorrisos no Japão chamada Keiko Kawano, que está auxiliando as pessoas a reaprenderem a sorrir. Kawano era uma apresentadora de rádio que realizava regularmente exercícios de articulação da voz. Ela percebeu que, quando parava de fazer esses exercícios, seu sorriso começava a desaparecer. Com seu conhecimento de como os músculos faciais funcionam, Kawano reanimou seu sorriso e usou sua experiência para ajudar profissionalmente outras pessoas a fazerem o mesmo. O lema de seu trabalho é “Mais sorriso, mais felicidade”. Suas técnicas tinham como foco o fortalecimento dos músculos zigomáticos e dos músculos abaixo dos olhos, que ela acredita serem fundamentais para um sorriso genuíno. Antes da pandemia, a senhora Keiko oferecia seu treinamento em academias, asilos e escritórios corporativos. No entanto, a Covid-19 trouxe um novo cenário para seu trabalho.

 O uso de máscaras no Japão durante a pandemia ocultou sorrisos, “enferrujando” as expressões faciais. Os músculos da face da população estavam subutilizados, causando desconforto ao sorrir após a flexibilização das máscaras. E, assim, o trabalho de Kawano ganhou ainda mais importância e visibilidade. Reaprender a sorrir é crucial para uma melhor saúde física e mental. Os movimentos musculares intencionais que fazemos ao “mostrar os dentes” enviam sinais para nosso cérebro, gerando sentimentos positivos e uma sensação de bem-estar, mesmo quando não estamos nos sentindo plenamente felizes.

Sempre fico impressionado com a potência de um sorriso e chego a uma conclusão específica: sorrir é vital para uma melhor qualidade de vida. Quando estamos mais apáticos, tendemos a rir menos e, com o passar do tempo, desaprendemos essa habilidade que tanto nos faz bem. Voltar a sorrir é uma conquista inesquecível, seja com um treinamento para o sorriso ou com o auxílio de um procedimento odontológico. É o caso do Gil, um paciente muito querido aqui da OdontoMengarda. Ele tinha 58 anos quando nos conhecemos. Sempre com uma expressão de bravo e lutando contra o tempo para dar conta de todos os seus afazeres. Ele me procurou pois queria substituir suas próteses antigas por dentes fixos. Depois de finalizar alguns procedimentos, que com o auxílio de implantes dentários, deixaram seu sorriso muito mais funcional e harmonioso, eu disse o seguinte para ele: “Gil, já finalizamos todos os tratamentos necessários. Seus dentes estão alinhados, branquinhos e com a funcionalidade oclusal perfeita, e sua saúde gengival está excelente. Basta seguirmos com as consultas preventivas de revisão, mas recomendo fortemente o tratamento de sorrir para o senhor”. Ele ficou me olhando com uma expressão de dúvida, como se não tivesse entendido o que eu falei e logo me perguntou: “Como assim, doutor? O que é esse tratamento de sorrir?”. Expliquei a ele o quão benéfico era sorrir, dar boas gargalhadas e aproveitar cada segundo da vida, em especial agora que havia se livrado das próteses removíveis. Gil é um empresário e pai de 2 lindas jovens, sua agenda sempre está lotada de compromissos. Na época, eu ainda não conhecia o treinamento de Kawano. Mas, hoje, posso afirmar que sorrir é uma atitude que devemos fazer todos os dias. Então, meus amigos e minhas amigas… o seu sorriso também está enferrujado? Sorrir envolve o movimento de vários músculos faciais, inclusive na região dos olhos. Por isso, exercitar o seu sorriso genuíno é como ir à academia: é preciso treinar com frequência.