Eu começo meu texto de hoje como uma provocação. A maior parte das minhas reflexões é sobre o que é qualidade de vida, como utilizamos o nosso tempo, sobre a felicidade. Mas hoje eu quero falar sobre um tema que também tem a sua importância: investimento.
Poupar não é uma característica da maior parte de nós, brasileiros. Porém, educação financeira é assunto sério. Pessoas conscientes sobre como lidar com o dinheiro tendem a ter uma vida financeira mais equilibrada durante todas as fases da vida.
Eu amo minha profissão e a possibilidade de cuidar das pessoas e, realmente, poder aplicar todo o meu conhecimento e técnicas para fazer a diferença na vida dos meus pacientes é maravilhoso. Apesar de ser cirurgião-dentista, o mundo dos investimentos sempre me despertou curiosidade. E quando eu me tornei aluno do Harvard OPM, que é um dos cursos mais conceituados do mundo, tive colegas e professores das mais diversas áreas e de todas as partes do mundo. E um assunto que muitas vezes discutíamos era sobre finanças, investimento, guardar dinheiro e outros assuntos relacionados. Cada um falava sobre suas preferências de tipos de investimentos, o que cada um achava para qual direção está indo o mercado financeiro e esses temas que grupos de colegas sempre adorar discutir em uma boa roda de conversa.
E era super divertido porque sempre que eu expunha meu ponto de vista, eles ficavam surpreendidos e arregalavam os olhos. Para mim, o melhor investimento é sempre o sorriso!
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) explica que saber cuidar do dinheiro é muito mais do que apenas manter o saldo do banco no azul. Ou seja, o dinheiro é o responsável por fazer a ponte entre os desejos do presente e as conquistas do futuro. Assim, com conhecimento, planejamento e disciplina, é possível alçar voos altos e conquistar muitos desejos.
E como o brasileiro investe seu dinheiro para, em um outro momento, alçar esses voos mais altos? Uma pesquisa também da Anbima revelou algumas características interessantes do brasileiro como investidor. As principais informações desta pesquisa foram:
✔ 42% dos brasileiros têm algum saldo aplicado em produtos de investimento;
✔ 88% investem na poupança;
✔ 70% investem pessoalmente indo ao banco.
Ou seja, 42% dos brasileiros têm algum dinheirinho investido. Não é a maioria, mas é um percentual relevante. Mas, no meu ponto de vista, o mais importante não é saber quem investe ou quanto investe. A grande pergunta é “investe para que?”. Se a resposta for “para ter mais dinheiro”, meu amigo, minha amiga… sinto te dizer, mas acho que você está no caminho errado.
Não faz sentido passarmos a vida poupando dinheiro para ter mais dinheiro. Pense comigo… qual é a função do dinheiro? A Anbima já disse: dinheiro é ponte. Ou seja, dinheiro não pode ser nosso objetivo, nosso ponto de chegada. Dinheiro é caminho. Mas caminho para onde? É aí que está a grande magia: para alguns, a casa própria, para outros, uma viagem. E, ainda, tem aqueles que querem dinheiro para fazerem um curso, pagar um bom plano de saúde, para ter uma festa de casamento, fazer a reforma do quarto do filho… Claro que isso vai variar de pessoa para pessoa: cada um de nós temos nossos desejos, aquilo que faz “nossos olhos brilharem”.
Lembra dos meus colegas de Harvard OPM? Então… por isso que, para mim, o melhor investimento é sempre o sorriso, ou seja, aquilo que nos faz sorrir. E isso me lembra de um paciente que tive ano passado, seu Francisco. Logo na primeira consulta, ele contou o caminho que percorreu até chegar na minha clínica: “Doutor… meu gerente do banco não queria deixar eu tirar um dinheirinho de uma aplicação, tentou explicar que era importante reaplicar meu dinheiro. Eu cortei logo e disse: vou reaplicar sim, mas em mim. Vou tirar essa prótese removível incômoda e colocar dente fixo. Imagine eu ficar juntando dinheiro para sempre?! Eu preciso é cuidar de mim e da minha família!”. E rimos muito! E é esse espírito de seu Francisco que tento passar para os meus colegas de Harvard: se dinheiro não for ponte, vamos nos tornar escravos dele. Dinheiro é importante porque, através dele, conseguimos realizar sonhos, ter olhos brilhando e, principalmente…. sorrisos! E você, tem feito bons investimentos que trazem sorrisos?