Não tenha medo de sorrir!

Se sorrir faz tão bem para o corpo e para a alma, por que algumas pessoas têm trauma de sorrir? Será apenas uma “vergonha boba” ou realmente existem motivos para tal medo?

Não podemos determinar qual medo é válido e qual não é, certo? Aliás, cada trauma traz consigo uma vasta quantidade de experiências ruins, impactando a percepção sobre a vida ou sobre si próprio e gerando uma carga emocional negativa muito forte e dolorida.

A perda dos dentes e as infecções na gengiva são grandes fatores que contribuem para aumentar o medo e a vergonha de sorrir. Mas calma, assim como os demais problemas da vida, um sorriso disfuncional também tem solução.

Um sorriso alinhado com dentes brancos e tamanho proporcional são características de um sorriso funcional. Porém, antes, quero te explicar o que é um sorriso funcional: o sorriso funcional é aquele que cumpre bem com as suas funções (mastigação, fala e respiração), além de ser esteticamente harmônico.

Isso porque o sorriso é responsável tanto por um boa autoestima e autoconfiança quanto por uma boa saúde bucal. A perda de dentição, por exemplo, é um fator que prejudica significativamente a saúde, já que atinge o desempenho da mastigação, da fala e, principalmente, da autoestima.

Técnicas de reabilitação oral, que, por exemplo, lançam mão de implantes dentários são recomendadas para quem está sendo acometido pela perda de dentes. Atualmente, os procedimentos estão cada vez mais seguros, rápidos e eficazes.
Para aqueles que têm receio de que o tratamento seja demorado ou caro, posso assegurar que a tecnologia está a favor. Isso porque a cada ano, desenvolve-se a aprimora-se novas tecnologias, tornando o processo todo ágil e garantindo mais qualidade de vida e conforto aos pacientes.
Por isso que eu sempre falo, é possível sim (re)conquistar um sorriso harmônico, eliminando o medo de sorrir.
Ano passado uma paciente muito querida, a Dona Nadir buscou a OdontoMengarda para implantar seus dentes perdidos já há algumas décadas. Essa paciente é uma senhora de quase 70 anos super alto astral, mas que estava passando por mudanças na vida.

Dona Nadir é bastante vaidosa e, assim como muitas mulheres, se preocupa com sua aparência física. Ela chegou em meu consultório relatando “Doutor Rogério, eu estou ficando mais velha e eu estou muito preocupada, pois não quero me tornar aquela senhora que tira a dentadura antes de dormir. Eu quero dentes com aspectos mais naturais, mas tenho muito medo do implante”.

Então, expliquei para ela o quão benéfico é o restabelecimento de um sorriso funcional e ela realizou seu sonho, deixando para trás aquela prótese removível que tanto à deixava de baixo astral.

Então meu amigo e minha amiga… seu sorriso está funcional?