Páscoa… é um período que sempre gostei. Quando criança, obviamente o que me seduzia nesta época era ganhar chocolates e ovos de Páscoa. Quando fui crescendo e entendendo o significado deste momento, a Páscoa tornou-se um momento de reflexão, além de um momento de reunir toda a família.

Origem da Páscoa

Páscoa vem da palavra hebraica pesah e significa passagem.

Originalmente, a Páscoa judaica (Pessach) é uma celebração que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada próximo da época que marcava o início da primavera, ou seja, a passagem do inverno para a primavera.

Já para os cristãos, a Páscoa representa a passagem de Jesus da morte para a vida, ou seja, sua crucificação e ressurreição.

Além dos significados religiosos e de fé, a Páscoa para mim é um momento de introspecção que me remete à esperança, à renovação, às novas oportunidades de fazer mais e melhor, de fazer diferente.

E, aí, chego em Raul Seixas…

Tente outra vez

Você deve estar se perguntando: “E o que Raul Seixas tem a ver com a Páscoa?”. Com a Páscoa, eu não sei, mas ele tem muito a ver com esperança, renovação e novas oportunidades. Quer ver? Vamos a alguns trechos da letra de “Tente outra Vez”:

Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez

[…]
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça aguenta se você parar

[…]

Oh queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez

Tente (tente)
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez

Dona Joanna é uma dessas pacientes que está comigo há muito tempo. Sua primeira consulta, há uns 6 anos, foi durante a época de Páscoa. Dona Joanna me marcou muito, pois ela iria iniciar sessões de quimioterapia em razão de um tratamento de câncer e precisava resolver seus problemas bucais com urgência imediata. Lembro que alguns meses depois ela voltou pra uma revisão com o cabelo bem curtinho.

Desde o primeiro dia ela se mostrou uma pessoa muito forte, resiliente e… alegre! Ela comentou com um grande sorriso: “Nenhuma doença vai me derrubar. Ou melhor, posso cair, mas sempre vou me levantar. Como diz Raul Seixas ´tente outra vez´”. E como eu era fã do Raul, a conversa acabou migrando para a história deste artista tão talentoso e polêmico. Como era a Páscoa, expliquei que sempre interpreto esta época com um olhar de renovação, de “tente outra vez”.

E terminaram as sessões do tratamento e seguimos nossas vidas.

Mas há uns 3 anos ela voltou, já com sua saúde restabelecida, mantendo seu sorriso impecavelmente bem cuidado e, obviamente, com as lindas facetas de porcelanas, para uma revisão, coincidentemente em um período também próximo à Páscoa. Ela já entrou cantarolando “Não diga que a canção está perdida. Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida” e eu completei com “Tente outra vez”. E ela me contou um pouco do que tinha se passado na vida dela durante os últimos três anos: algumas tristezas, perdas, mas muitas alegrias. Ela explicou que, para ela, a vida é um eterno processo de ressignificação, como se fosse uma montanha-russa: com altos e baixos, emoções, medos, alegrias… Faz parte da corrida da vida. Por isso é necessário, diariamente, ressignificarmos nossas perdas e tristezas, pois “não diga que a vitória está perdida, se é de batalhas que se vive a vida”.

E adivinhem quem voltou na semana passada? Dona Joanna. Mais uma vez, perto da época de Páscoa. Mantém a energia batalhadora e um sorriso contagiante. E as facetas de porcelana? Continuam excelentes, dado ela ser uma paciente cuidadosa: faz as revisões de tempos em tempos.

Veio com novas histórias destes últimos anos, sempre com momentos de alegrias e outros nem tanto. Mas ela sempre enfatiza: “Doutor… é isso mesmo. Tente outra vez! Precisamos encontrar novos caminhos e novas formas de enxergar o mundo. Temos que ressignificar, né?!”.

Por isso, fica aqui o meu convite para você, meu amigo e minha amiga: neste final de semana da Páscoa, RESSIGNIFIQUE! Use esse período para renovar, mudar, melhorar. Dê outra chance, seja para você mesmo ou para as pessoas à sua volta. Tente apagar antigas tristezas e rancores. Reescreva novas linhas. Tente outra vez! E outra vez! E quantas vezes ainda sejam necessárias!

Pense na primavera que desponta após um longo inverno…. um raio de sol morno após uma tempestade escura. Acredito, de verdade, que esse é o verdadeiro significado da Páscoa: recomeço.

E para te inspirar, aponte a câmera do seu celular para o QR Code aqui do lado e ouça “Tente outra vez” de Raul Seixas. E faça essa reflexão de ressignificação, renovação e novos começos.

Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez

Feliz Páscoa! Até o próximo final de semana!