Na rotina clínica de cirurgião-dentista, muitas vezes me deparo com pacientes que não têm coragem de sorrir. Seja por acontecimentos da vida que roubaram o brilho de viver ou por imperfeições na estética peri-bucal, muitas pessoas se sentem envergonhadas ou inseguras ao sorrir.

No entanto, a experiência na área de saúde bucal já me ensinou que um sorriso alinhado e saudável é uma das coisas mais importantes para a autoestima e está intimamente ligado com a autoconfiança de uma pessoa.

Esses dias uma paciente me presenteou com um livro que falava sobre a coragem de ser uma versão melhor de você mesmo, sem deixar de ser autêntico. E quando me entregou, fez a seguinte provocação: “Doutor isso se aplica muito ao seus pacientes e ao seu trabalho aqui na OdontoMengarda”. Na hora não entendi direito, mas ao ler tudo começou a fazer sentido.

Eu vejo muitas pessoas que estão insatisfeitas com sua aparência e têm medo de mostrar seu sorriso. Mas, assim como a autora do livro, acredito que é necessário ter coragem para se aceitar como você é, e, eventualmente, corrigir algo como, por exemplo, problemas bucais, dentes desalinhados ou faltantes, próteses dentárias mal adaptadas, etc…

O senhor Vilmar é um paciente queridíssimo, com quase 70 anos e com os cabelos branquinhos como a neve. Ele me contou: “Doutor Rogério, vou ser bem sincero, ok? Com a idade que eu tenho, perdi um dente ou outro mas meu sorriso sempre foi amarelando e desalinhado. Sei de todos os problemas funcionais da minha boca e da minha mordida cruzada. Até pouco tempo atrás não dava muita bola, parecia que eu tinha bloqueado isso. Mas agora eu queria ter um sorriso mais bonito para parecer mais alegre e feliz nas fotos de família. Ah, sabe como é, minhas filhas e netas vão lá em casa todo domingo e sempre é uma “tiração” de fotos e percebi como meu sorriso está bem feio. Mas na realidade sempre foi assim”. Eu poderia afirmar tranquilamente que o senhor Vilmar é o exemplo perfeito de coragem em identificar o que precisa ser melhorado e ir buscar isso com claro intuito de ser uma versão melhor dele mesmo. 

É preciso ter coragem para buscar ajuda e enfrentar seus medos e inseguranças. Mas, assim como dizia no livro, é necessário ter coragem para se tornar a melhor versão de si.

E foi o que fizemos com o senhor Vilmar! O tratamento com implantes foi essencial para repor os dentes perdidos, bem como o restabelecimento da oclusão. E mesmo com quase 70 anos, ele afirma que a cada dia que passar quer ser uma versão melhor dele mesmo.

Realizamos também um procedimento com porcelanas para alinhar alguns dentes que tinham desgastes naturais. E, por fim, optamos por um clareamento dental para que o sorriso do senhor Vilmar brilhasse igual a sua vontade de aproveitar a vida unto das netas.

É muito transformador e revolucionário ter a coragem encarar os problemas e buscar a solução. Por isso, não hesite em sorrir e de desfrutar dos bons momentos da vida. Para todo problema, existe uma solução. Para todo sorriso, existe uma beleza.

Então, meus amigos e minhas amigas… onde quero chegar com esse texto? Silencie todos os julgamentos e cobranças que você coloca em si mesmo e sorria. Todo ser humano precisa de felicidade para enfrentar a vida, é só conseguimos alcançá-la quando temos a coragem superar os obstáculos que estão no caminho. E caso queira dar uma melhorada no sorriso, conte conosco!

Bom final de semana!