Os últimos meses do ano são propensos a fazer planos, sonhar e iniciar novos ciclos. É o período em que os cirurgiões-dentistas ouvem com frequência em conversas com amigos e parentes frases como “no ano que vem farei um tratamento completo nos meus dentes”.
São falas ditas por pessoas que têm em vista um tratamento com implantes dentários, gente consciente de que o procedimento devolve plena capacidade de mastigação e segurança ao sorrir. Além disso, sabem que os implantes são indolores e que custam menos e são mais rápidos do que a maior parte dos procedimentos cirúrgicos de saúde bucal. Estão esperando apenas um “momento ideal”, como se esse tempo fosse milagrosamente surgir diante delas. Cabe a cada um criar a sua hora certa.
Quando ouço planos como esse de pessoas próximas e queridas, respondo sempre da mesma forma: “então comece imediatamente seu tratamento – por que deixar para o próximo ano algo que pode fazer hoje?”. Sei que meu apelo pode parecer afoito, mas é minha experiência de quase duas décadas como cirurgião-dentista e diretor clínico que fala por meio dele.
Promovendo diariamente a transformação de vidas por meio do sorriso e da saúde bucal, sei o quanto custa “deixar para depois” um tratamento. Quem nunca fez planos para transformar a vida para melhor na virada de dezembro de janeiro, mas acabou sendo atropelado por outras demandas, atraído por outros desejos ou simplesmente esqueceu suas resoluções?
Quando falamos em saúde bucal, essa postura pode configurar um risco. Sim, o tempo tem o poder de transformar casos simples em complexos. No caso de quem pretende fazer um tratamento com implantes dentários, isso se torna ainda mais evidente. Quando um dente é perdido, o tecido ósseo que o sustentava costuma ser aos poucos absorvido pelo organismo. Dessa forma, quanto mais o tempo passa, maior é a perda da base natural de sustentação para o implante.
A perda do tecido ósseo não é um problema insolúvel. Longe disso. Graças ao desenvolvimento da implantodontia nas últimas décadas, há excelentes alternativas para sua recuperação, No entanto, essa retomada pode levar alguns meses, tornando o tempo de tratamento mais complexo e mais longo – embora o resultado final não deixe nada a desejar em relação a um implante sem necessidade de enxerto ósseo.
Além disso, se você quiser curtir a maior parte de 2023 com sorriso renovado e função mastigatória plena, é melhor mesmo começar antes da virada do ano. Isso porque cada paciente demanda um tratamento único, adequado exclusivamente para sua situação. Aqui na OdontoMengarda, usamos técnicas minimamente invasivas e materiais de ponta, tornando as diferentes etapas do tratamento mais confortáveis e rápidas. Mas não há como prever a duração do tratamento sem você dar o primeiro passo, ou seja, marcar uma avaliação. A boa notícia é que os tratamentos estão cada vez mais assertivos, simplificados e inovadores.
Sonhar e fazer planos é muito bom. Realizá-los é melhor ainda. A hora certa para essa transformação é determinada por um fator principal: você.