É extremamente visível que a população brasileira está envelhecendo. O número de idosos, a cada ano, aumenta muito e tem se tornado cada vez mais comum ver diversas pessoas da terceira idade ainda mantendo uma vida muito ativa, tanto social como profissional. No Brasil, de acordo com o Estatuto do Idoso, a partir de 60 anos já é considerado idoso. Mas você sabia que envelhecer ativamente e com qualidade de vida envolve também ter um sorriso saudável? Então, é isso que vou te explicar hoje: a importância da saúde bucal e do sorriso para um envelhecimento cheio de bem-estar. Vem comigo!
Mas antes, vamos entender mais a tendência brasileira de envelhecimento. Para termos uma ideia, desde 2012 o Brasil ganhou cerca de 5 milhões de idosos. Em 2018, o país tinha 19,2 milhões de adultos com mais de 65 anos, ou seja, o equivalente a 9,2% da população. Um outro dado curioso sobre o envelhecimento do brasileiro vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o “índice de envelhecimento”, que significa a relação entre a porcentagem de idosos e de jovens. E esse índice de envelhecimento deve crescer de 43,19% (2018) para 173,47% (2060). Já em relação à expectativa de vida, a mudança também é muito acentuada: entre 1940 e 2018 houve o aumento de 30,8 anos na expectativa do brasileiro que alcançou 76,3 anos (2018). E o que tudo isso significa, afinal? Significa que existe uma tendência que o número de idosos ultrapasse o número de jovens nas próximas décadas. Isso é fabuloso, mas… o que queremos, de verdade, não é apenas viver mais. É viver mais e de maneira saudável, aproveitando as coisas boas da vida, não é mesmo?!
Por isso, é importante entender que esse envelhecimento populacional brasileiro tem uma característica muito importante: é um envelhecimento ativo. Para a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
Ou seja, envelhecer é um processo natural da vida que acarreta diversas alterações intrínsecas para o organismo. E essas mudanças são decorrentes de processos fisiológicos e não representam, necessariamente, doenças. Assim, envelhecer é natural e não significa falta de qualidade de vida ou ficar trancado dentro de casa!
E a grande pergunta que você deve estar se fazendo é: como envelhecer ativamente e com saúde?
E é aí que vem a importância de um sorriso saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, manter uma boa saúde bucal é importante para o bem-estar da pessoa idosa, para a autoestima e para a saúde geral do corpo. Além disso, uma boca saudável é também aquela que proporciona uma boa mastigação, o que é fundamental para uma boa digestão dos alimentos e uma melhor absorção dos nutrientes. Assim, cuidar do sorriso na terceira idade não é apenas uma questão de estética e de autocuidado: ela é fundamental para a saúde geral do indivíduo e para seu envelhecimento ativo.
E para manter um sorriso bonito e saudável, além de ser necessário escovar os dentes diariamente após cada refeição e antes de dormir, a higiene bucal também passa pelo uso do fio dental entre todos os dentes, implantes e próteses, além da escovação da língua. Para manter uma boa higiene bucal também é preciso ter uma alimentação saudável e ir ao dentista regularmente.
Além disso, um problema muito comum e que pode vir a prejudicar a saúde bucal é o uso de próteses removíveis desadaptadas. No geral, a prótese removível apresenta um bom funcionamento logo nos primeiros meses, usada de forma “provisória”, mas é possível que, com algum tempo de uso, ela se torne desadaptada e acabe gerando diversos transtornos com impactos nos curto e longo prazos.
E os implantes dentários? O implante dentário é um tratamento totalmente individualizado para as necessidades de cada indivíduo e são, certamente, uma solução que proporcionará muito conforto para o paciente. Além disso, sempre reforço nas minhas entrevistas e nas consultas com os meus pacientes que os implantes dentários não estão relacionados apenas com a estética de um belo sorriso: os implantes dentários são fundamentais para auxiliar a correta mastigação dos alimentos e a fala, além de manter o equilíbrio das estruturas da face e das articulações. Além disso, o uso de implantes dentários ajuda a fortalecer a autoestima do paciente, promovendo um maior convívio social.
Assim, envelhecer com um sorriso é fundamental: esse sorriso representa alegria, qualidade de vida, bem-estar e muita saúde! E você, o que está esperando para cuidar hoje mesmo do seu sorriso e ter um envelhecimento ativo e saudável?